Indo direto ao ponto: no que se refere à geração de empregos, a expectativa para 2022 infelizmente não é promissora. Apesar do aquecimento do mercado de trabalho, é importante ressaltar que isso ainda não significa crescimento da economia, e sim, um momento de recuperação da crise.

Mas afinal, o que poderemos notar, com toda certeza, nesse cenário?

Atrelada à alta na inflação, a reintegração de trabalhadores que antes estavam informais ao mercado de trabalho vai continuar afetando a economia em 2022 de maneira negativa, já que a negociação de bons salários seguirá prejudicada.

Além disso, como a forma como consumimos os serviços foi impactada pelo cenário pandêmico e muitos se aventuraram faxinando a própria casa e fazendo as próprias unhas, por exemplo, pelo menos por enquanto, algumas profissões permanecerão menos requisitadas.

Sobre a parte positiva de tudo isso, temos o nascimento de novos negócios, que demandarão cada vez mais funcionários. A título de exemplificação, vale trazer um pouco sobre a expansão da área de tecnologia.

Em 2021, esse setor apresentou um crescimento acima da média, e em 2022, a previsão é ele que possa atingir patamares ainda mais especiais e impressionantes, segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE).

Enquanto parte do mercado se adaptava aos trabalhos remotos, a tecnologia tomou um impulso e se revelou cada vez mais necessária. Por conta disso, muitos ramos profissionais se deram conta de que a tecnologia escala resultados e faturamentos significativos.”

Este é, sem sombra de dúvidas, um fato que não há como questionar. Todos nós sentimos, mesmo que de longe, o quanto a indústria tecnológica no Brasil cresceu, mesmo durante a pandemia. Mas esse desenvolvimento não se limitou e não se limitará somente a essa área, outros setores prometem muito neste novo ano, como: vendas, marketing, finanças, e-commerce, delivery e diversidade.

Ah, e não é possível falarmos sobre o mercado de trabalho sem comentar a volta aos escritórios…

Ela não será mais igual! O home office realmente obrigou as empresas a revisar suas políticas de teletrabalho e, como tudo tem dois lados, dentre as vantagens do novo modelo está a possibilidade de contratação de qualquer lugar do mundo e a maior flexibilidade.

Desde 2021, os trabalhadores de maneira geral têm valorizado mais as questões de estabilidade e benefícios que as empresas possam oferecer, dada a insegurança gerada pela pandemia, e a possibilidade de poder continuar no home office é vista com bons olhos pela grande maioria desses colaboradores.

Por fim, uma forte tendência vem se criando quando falamos dos novos modelos de trabalhadores: há uma constante reinvenção desses profissionais, de forma que estes sejam cada vez mais multidisciplinares. O networking está em alta e vai além dos nossos costumeiros colegas de trabalho, unindo pessoas com propósitos comuns, independentemente de barreiras geográficas.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o tema? Este texto foi inspirado em uma matéria publicada pela CNN Brasil, um texto que vale a pena você ler também:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/para-2022-esperamos-uma-reducao-no-ritmo-de-empregos-diz-economista/

Um recado especial para você:

O mercado está incerto, mas as contratações não precisam ser incertas também. Se você conhece algum recrutador que está precisando de uma ajuda para selecionar a pessoa ideal para uma determinada posição, apresente a ele a página da iGrown.

A iGrown nasceu com o propósito de acelerar de forma assertiva o processo de recrutamento e seleção, avaliando mais de 60 variáveis de comportamento e cultura com inteligência artificial.

Logo Ambev
Logo +a Educação
Logo bycoders
Logo Schwarz
Logo Ninbly
Logo Foxlux

Estamos esperando para ajudá-lo

Entre em contato conosco hoje mesmo e vamos começar a transformar seu time.

Fale com um especialista